dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho consiste em verificar a contribuição do desenho na resolução de
problemas matemáticos. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos como suportes teóricos:
Flemming; Luz; Mello (2005), Amado e Carreira (2012), Nascimento (2012), Souza (2014) e
vários outros autores. Podemos caracterizar esta pesquisa como qualitativa e para realizá-la
consultamos artigos, revistas, livros e monografias, realizamos uma atividade na Escola Judith
Barbosa de Paula Rêgo, numa turma com 28 alunos, na cidade de Queimadas-PB. De início,
foi realizado um estudo sobre a Educação Matemática, relatando um pouco sobre as
tendências matemáticas e com foco na Resolução de Problemas. Depois, relatamos como está
o ensino de matemática atualmente, conhecemos um pouco mais sobre desenho, desde sua
origem até sua importância no ensino da Matemática e as relações que há entre o Desenho e a
Resolução de Problemas. Por fim, na metodologia, foram elaboradas atividades e aplicadas na
turma utilizando, assim, a resolução de problemas e o desenho. Além dessas atividades, foi
aplicado um questionário com o intuito de analisar a opinião dos alunos ao se trabalhar com
problemas que envolvem o desenho. Os resultados obtidos através das atividades e do
questionário foram bastante satisfatórios, quanto às atividades foi notório o interesse,
motivação e um melhor desempenho por parte dos alunos. |
pt_BR |