dc.contributor.author |
Silva, Lidyane Gomes Mendonça da |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-20T20:48:15Z |
|
dc.date.available |
2015-04-20T20:48:15Z |
|
dc.date.issued |
2015-04-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 .357 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7092 |
|
dc.description |
SILVA, L. G. M. da. A poluição no espaço escolar: Uma proposta de conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamental. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Segundo a Lei 9.795/99, a Educação Ambiental é compreendida como um
processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores
sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a
conservação do meio ambiente em busca da sustentabilidade. O surgimento e
desenvolvimento da Educação Ambiental como método deensino está
diretamente relacionado ao movimento ambientalista fruto da conscientização
frente aos problemas ambientais surgindo à necessidade de se educar no
sentido de preservar o meio ambiente. Logo ela deve está presente de forma
articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em
caráter formal e não formal, cabendo às instituições educativas promover a
educaçãoambiental de maneira integrada aos programas educacionais que
desenvolvem. Neste sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo
avaliar uma proposta didática de ensino para a conscientização no espaço
escolar frente ao combate contra a poluição sonora, visual e do solo com
alunos do 6° e 7° anos de uma escola pública do Município de Montadas-PB.
Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa. Como instrumentos de
coleta de dados foram aplicados questionários para o levantamento das
concepções prévias dos estudantes frente à temática apresentada, como
também para a avaliação da proposta de ensino. Os resultados para as
questões de múltipla escolha foram representados em gráficos no Excel. Para
as questões abertas utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os
resultados apontam que a escola pouco trabalha questões referentes a
poluição e preservação no espaço escolar, no entanto, foi possível perceber
que após a intervenção da proposta, os alunos se conscientizaram frente aos
problemas causados pelos tipos de poluição, avaliando a sequência didática
como uma ferramenta potencializadora para gerar uma aprendizagem
significativa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Thiago Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Poluição ambiental |
pt_BR |
dc.title |
A poluição no espaço escolar: Uma proposta de conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |