Resumo:
A LDB 9.394/96, afirma que a Educação Física é componente Curricular obrigatório para a
Educação Básica, ao qual o Professor tem papel fundamental no seu desenvolvimento dentro
da escola. Cabe ao Professor oportunizar que as crianças tenham o conhecimento da cultura
corporal, que segundo o Coletivo de Autores (2012) compreende jogos, esportes, dança,
ginástica, lutas e outros. O trabalho tem o objetivo de apontar o que os documentos legais e a
literatura apresentam como meios para justificativa e atuação do Professor de Educação Física
na Educação infantil. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de
abordagem qualitativa, utilizando de fontes publicadas entre os anos de 1993 e 2012.
Produzida, a partir dos registros, análise e organização dos dados bibliográficos, encontrados
na forma de livros, artigos científicos, publicações periódicas e materiais na internet. A partir
das categorias: A Educação Física na Escola, Educação Infantil, Aspectos legais da Educação
Física e o papel do Professor de Educação Física e ainda a importância deste Profissional no
processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Conclui-se que o profissional de
Educação Física deve constantemente realizar uma reflexão sobre sua atuação, ensino, e perfil
de seus alunos, para que não sejam apenas meros robôs, e tenham liberdade de experimentar
novas sensações no realizar das atividades propostas. Defende-se que o trabalho do Professor
de Educação Física seja integrado com os demais Professores, pois nesta fase é necessário
oportunizar conhecimentos para contribuir de forma positiva no desenvolvimento das diversas
áreas, seja física, moral, cívica, psíquica ou social.
Descrição:
NASCIMENTO NETO, S. S. do. A importância do professor de Educação Física na educação infantil. 2015. 15f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.