Resumo:
Este estudo descreveu a percepção de ciência de estudantes do magistério de ciências
biológicas, prevalecente durante o processo de instrumentação para o ensino
fundamental, baseando-se na caracterização das principais concepções de ciência
descritas por Borges (2007). Contudo, foram inseridas outras contribuições durante a
construção da argumentação teórico-conceitual da pesquisa. Os procedimentos
metodológicos adotados incluem a aplicação de questionário composto por questões
fechadas e semiabertas, bem como a análise de relatórios de atividades de
instrumentação para o ensino fundamental, produzidos em contextos de formação de
professores voltados ao desenvolvimento competências e habilidades práticas (WARD
et. al., 2010). Dada à complexidade das questões examinadas, nas análises, utilizou-se a
pesquisa de métodos mistos concomitante (CRESWELL, 2010; RICHARDSON, 1999).
Constatou-se o predomínio da concepção construtivista de ciência entre os estudantes,
contribuindo para expandir a discussão dos problemas mais expressivos do ensino de
ciências no Brasil, notadamente em relação à baixa frequência ou ausência de aulas
práticas, sugerindo o envolvimento de questões relacionadas à compreensão da natureza
do conhecimento científico (DELIZOICOV et. al., 2009; GIORDAN, 2012;
WAISELFISZ, 2009).
Descrição:
CAMPOS, D. D. Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental.
2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.