UEPB - Repositório Digital

Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Campos, Darnley Dias
dc.date.accessioned 2015-04-24T18:36:19Z
dc.date.available 2015-04-24T18:36:19Z
dc.date.issued 2015-04-24
dc.identifier.other CDD 371. 12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7107
dc.description CAMPOS, D. D. Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo descreveu a percepção de ciência de estudantes do magistério de ciências biológicas, prevalecente durante o processo de instrumentação para o ensino fundamental, baseando-se na caracterização das principais concepções de ciência descritas por Borges (2007). Contudo, foram inseridas outras contribuições durante a construção da argumentação teórico-conceitual da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a aplicação de questionário composto por questões fechadas e semiabertas, bem como a análise de relatórios de atividades de instrumentação para o ensino fundamental, produzidos em contextos de formação de professores voltados ao desenvolvimento competências e habilidades práticas (WARD et. al., 2010). Dada à complexidade das questões examinadas, nas análises, utilizou-se a pesquisa de métodos mistos concomitante (CRESWELL, 2010; RICHARDSON, 1999). Constatou-se o predomínio da concepção construtivista de ciência entre os estudantes, contribuindo para expandir a discussão dos problemas mais expressivos do ensino de ciências no Brasil, notadamente em relação à baixa frequência ou ausência de aulas práticas, sugerindo o envolvimento de questões relacionadas à compreensão da natureza do conhecimento científico (DELIZOICOV et. al., 2009; GIORDAN, 2012; WAISELFISZ, 2009). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Osmundo Rocha Claudino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Licenciatura pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.title Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta