dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é investigar como a História da Matemática em sua dimensão didático-pedagógica pode auxiliar professores e alunos a compreender melhor a História
da Matemática, abordada em livros didáticos do Ensino Fundamental. Com o intuito de fundamentar bem esta pesquisa, delimitamos alguns autores que defendem o uso da
História da Matemática como recurso didático - pedagógico, no Ensino Fundamental.
Adotamos, como orientação teórico - metodológica, as pesquisas de Viana ( 1995) , Bianchi
( 2006) e Mendes ( 2006) , que apresentam algumas categorias de uso didático - pedagógico
da História da Matemática, como: informação, motivação, estratégia didática e uso imbricado da História da Matemática, que foram utilizados no tecer da nossa análise sobre
coleções de livros didáticos, abordados no município de Campina Grande, Paraíba. Os
resultados apontam que a utilização da História da Matemática, encontrada nos livros
didáticos, ainda tem se limitado a aparições e gráficos que abordam informações e/ ou
motivação. |
pt_BR |