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O objetivo deste estudo foi relatar e discutir a vivência no Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação a Docência (PIBID), considerando o trato com os conteúdos da Educação Física e a
sistematização dos mesmos através da intervenção do PIBID nas aulas de Educação Física
escolar. Assim, buscou ressaltar a importância da sistematização dos conteúdos para o
desenvolvimento das aulas. Como recurso didático para embasar as ações do PIBID,
elaboramos formas de estudos buscando a compreensão de conteúdos, objetivos e
metodologias que viabilizassem o desenvolvimento de uma prática docente crítica que
refletissem no cotidiano dos bolsistas de Iniciação à Docência no contexto escolar. As ações
foram realizadas na EEEFM Professor Raul Córdula na Cidade de Campina Grande-PB com
turmas de 6º e 7º ano. Os planejamentos foram desenvolvidos pelo grupo de seis bolsistas em
conjunto com o supervisor de área seguindo as orientações da coordenação, desenvolvendo os
conteúdos através de aulas teóricas, exposições de vídeos, vivências práticas, oficinas,
gincana, Mostra de Educação Física, culminando com apresentações de dança nos festejos
juninos da escola, para atingirmos tal objetivo buscamos como fundamentação teórica, dentre
outros, o Coletivo de Autores, do qual adquirimos embasamento e condições para elaboração
de planejamentos das intervenções junto ao supervisor na operacionalização das aulas,
elencando como abordagem para ensino a Crítico-Superadora, com a intenção de
proporcionamos um planejamento sistematizado com a vivência dos conteúdos: Jogo,
Ginásticas, Lutas, Dança e Esporte, permitindo ao aluno conhecedor sua realidade social,
refletir sobre a contextualização da ação do homem e, principalmente, propiciando seu pensar
crítico. Deve-se levar em consideração que o êxito na experiência só foi possível em razão de
alguns aspectos, como planejamento, abordagem definida, orientações supervisionadas,
interação entre o grupo de bolsistas, um bom embasamento teórico que nos proporcionou
domínio dos conteúdos abordados, sendo estes aspectos que devem existir quando o professor
atua com a proposta de contribuir com transformação crítica dos alunos. Pode-se identificar os
resultados positivos, já que a mesma concretizou a ideia de que as aulas de Educação Física
devem buscar inovações nas quais seus conteúdos sejam enaltecidos. Por fim, através do
PIBID/Educação Física houve a contribuição para uma sistematização adequada dos
conteúdos de ensino para as intervenções da disciplina Educação Física e a aquisição de
competência ao desenvolvimento profissional dos graduandos para o magistério, promovendo
uma formação diferenciada e de melhor qualidade, considerando a realidade escolar envolvida
e os sujeitos da ação. |
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