Resumo:
O referido estudo propõe apresentar a vivência de uma bolsista do PIBID no trato do conteúdo
Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física por meio da abordagem Crítico-Superadora,
que se fez possível, através de oportunidade concedida aos bolsistas do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Educação Física, corroborando com o campo de
conhecimento docente a partir da perspectiva da cultura corporal, objetivando superar a visão
conceitual da motricidade, contribuindo com o desenvolvimento crítico/reflexivo dos alunos.
Um dos pontos determinantes do Programa foi o trabalho baseado na abordagem de ensino
Crítico-Superadora, que tem em sua função social escolar, o trabalho pautado na dimensão
histórica, cultural, dialética e crítica, compreendendo a realidade concreta e contraditória que
cerca o aluno. A partir da oportunidade de tratar o conhecimento sob esta perspectiva, buscouse
trabalhar de acordo com as possibilidades que a escola nos conferia. Desta feita, foi-nos
concedida à oportunidade de trabalhar com um conteúdo até então esquecido e pouco
trabalhado nas aulas de Educação Física, na busca de ampliar, sistematizar e construir
juntamente com os alunos os conhecimentos relativos à Ginástica Rítmica. Tal vivência
fomentou um estudo do tipo relato de experiência, com caráter qualitativo. Seu
desenvolvimento se deu na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, seu público
alvo foi uma turma do 3° ano do Ensino Médio, turno da tarde. Para a concretização das aulas,
foram elaborados 06 (seis) planos de aula que serviram de base para a coleta de dados, que
contou com as anotações de um diário de bordo e registro de fotos e vídeos. No objetivo de
inserir um conteúdo antes nunca abordado conclui-se que, a partir da introdução da abordagem
de ensino Crítico-Superadora como principal base metodológica, buscou-se por meio desse
direcionamento metodológico no enfoque das aulas a reafirmação da necessidade da disciplina
Educação Física e seus conteúdos no âmbito escolar, com objetivo de sistematizar, tratar e ministrar os conhecimentos da Ginástica Rítmica, suscitando a reflexão do conteúdo por meio
de seus sentidos e significados, estimulando o pensar e o fazer crítico, bem como a quebra de
paradigmas pré-estabelecidos pelos alunos, fortalecendo os conhecimentos da cultura corporal.
Descrição:
MARINHO, J. de L. S. O trato do conhecimento da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico-superadora: Dificuldades e enfrentamentos. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.