Resumo:
O estudo tem como objetivo apresentar os programas do transporte escolar no Brasil e
no estado do PB,dando ênfase a ação “Bicicleta Escolar” a fim de se conhecer a
realidade dessa ação e quais seus benefícios. A metodologia utilizada foi pesquisa
bibliográfica. O transporte escolar é, portanto, uma política educacional essencial para
o acesso de considerável número de alunos de escolas públicas ao ambiente escolar,
condição para que se garanta o direito à educação. A bicicleta com um transporte
escolar oferece umasérie de benefícios ambientais e sociais. Dentre os ambientais
incluem redução na utilização de energia, na poluição atmosférica e na socialvisa
garantir a universalização do acesso ao direito à educação com qualidade. A bicicleta é um instrumento que ajuda o praticante a ter uma melhor qualidade de vida,
propiciando um bom condicionamento físico, uma melhora nos batimentos cardíacos
aumenta a capacidade de circulação sanguínea e de resistência física, além de ser um
meio de transporte que não agride o meio ambiente. Sendo assim um importante
elemento facilitador para o transporte escolar com uma política pública de mobilidade
urbana.
Descrição:
PRIMO NETO, J. do Ó. Política Pública Bicicleta Escolar uma ação do "A Caminho da Escola". 2015. 17f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.