Resumo:
O uso de atividades experimentais se faz necessário diante da atual
situação da educação no nosso país. Essa ação tem sido defendida por muitos
autores como uma grande possibilidade de sucesso na tentativa de melhorar o
atual processo de ensino-aprendizagem. Além disso, documentos oficiais
nacionais como PCN, PCN+ e o PNLD, consideram fundamental o papel da
experimentação no ensino da Física. Vários são os trabalhos que tem mostrado
preocupação com a temática das atividades experimentais. Logo, o objetivo do
presente trabalho, consiste em identificar aspectos de caráter experimental
presente nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas
modalidades (REGULAR e PPL). A metodologia consistiu em uma breve
revisão bibliográfica sobre a temática em questão. Acreditamos que este
trabalho pode contribuir para reflexão no que diz respeito às questões de Física
do ENEM, no tocante as atividades experimentais.
Descrição:
LACERDA, P. M. da S. O Enem e as atividades experimentais no ensino de Física Básica: Uma breve análise. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.