dc.contributor.author |
Silva, Alex Junior Mendonça da |
|
dc.date.accessioned |
2015-05-21T18:50:08Z |
|
dc.date.available |
2015-05-21T18:50:08Z |
|
dc.date.issued |
2015-05-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7212 |
|
dc.description |
SILVA, A. J. M. da. Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho foi desenvolvido no Sesc – Centro (Serviço Social do Comercio - Campina
Grande – PB, uma Instituição de Direito Privado), no setor de Educação - EJA (Educação de
Jovens e Adultos) que compreende o Ensino Fundamental e Médio. Ele apresenta uma
experiência que vivi ao trabalhar um Jogo Matemático – Bingo de Polígonos explorando a
parte da Geometria Plana, onde foi possível inseri-los num mundo lúdico que não só se detém
a abstrações. Este trabalho tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um novo
método de ensino e aprendizagem da Geometria Plana de forma lúdica e prazerosa. E que
possam desenvolver seu raciocínio lógico, seu cálculo mental promovendo um trabalho em
conjunto e que haja um compartilhamento de ideias contribuindo para a formação dos jovens
e adultos e, aprender conceitos de figuras geométricas planas onde será possível associá-las a
objetos do seu cotidiano nas mais diversas situações. É um desafio para o professor tornar
suas aulas mais dinâmicas seja no ensino regular ou até mesmo na Educação de Jovens e
Adultos, pois a reação do alunado diante as novas metodologias que podem ser adotadas é
incerta. A Matemática não só se trata de abstrações. Mas quando há uma iniciativa, eles se
sentem mais motivados quando passam a realizar experiências práticas. Se tratando da
Matemática, o educador pode trabalhar Jogos Matemáticos visando o aprendizado do aluno.
Neste foi possível obter resultados significativos com um grau de aprendizado considerável
onde eles se mostraram bastantes participativos em todo processo que se deu para o
desenvolvimento deste trabalho. Com os materiais didáticos necessários e com a criatividade
do professor é possível trabalhar com os alunos Jogos Matemáticos de forma atrativa,
participativa e colaborativa com um montante envolvido de forma construtiva. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aluska Dias Ramos de Macedo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria Plana |
pt_BR |
dc.title |
Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |