UEPB - Repositório Digital

Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alex Junior Mendonça da
dc.date.accessioned 2015-05-21T18:50:08Z
dc.date.available 2015-05-21T18:50:08Z
dc.date.issued 2015-05-21
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7212
dc.description SILVA, A. J. M. da. Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi desenvolvido no Sesc – Centro (Serviço Social do Comercio - Campina Grande – PB, uma Instituição de Direito Privado), no setor de Educação - EJA (Educação de Jovens e Adultos) que compreende o Ensino Fundamental e Médio. Ele apresenta uma experiência que vivi ao trabalhar um Jogo Matemático – Bingo de Polígonos explorando a parte da Geometria Plana, onde foi possível inseri-los num mundo lúdico que não só se detém a abstrações. Este trabalho tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um novo método de ensino e aprendizagem da Geometria Plana de forma lúdica e prazerosa. E que possam desenvolver seu raciocínio lógico, seu cálculo mental promovendo um trabalho em conjunto e que haja um compartilhamento de ideias contribuindo para a formação dos jovens e adultos e, aprender conceitos de figuras geométricas planas onde será possível associá-las a objetos do seu cotidiano nas mais diversas situações. É um desafio para o professor tornar suas aulas mais dinâmicas seja no ensino regular ou até mesmo na Educação de Jovens e Adultos, pois a reação do alunado diante as novas metodologias que podem ser adotadas é incerta. A Matemática não só se trata de abstrações. Mas quando há uma iniciativa, eles se sentem mais motivados quando passam a realizar experiências práticas. Se tratando da Matemática, o educador pode trabalhar Jogos Matemáticos visando o aprendizado do aluno. Neste foi possível obter resultados significativos com um grau de aprendizado considerável onde eles se mostraram bastantes participativos em todo processo que se deu para o desenvolvimento deste trabalho. Com os materiais didáticos necessários e com a criatividade do professor é possível trabalhar com os alunos Jogos Matemáticos de forma atrativa, participativa e colaborativa com um montante envolvido de forma construtiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aluska Dias Ramos de Macedo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Matemáticos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Geometria Plana pt_BR
dc.title Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta