Resumo:
A educação no Brasil é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação - a Lei 9.394/96. Com base nessa lei, vários documentos foram
produzidos pelo Ministério da Educação com a finalidade de orientar as
práticas educativas nas escolas brasileiras. Entre eles, estão os Parâmetros
Curriculares Nacionais - os PCN, PCNEM e PCN+, as Orientações Curriculares
Nacionais Para o Ensino Médio – OCNEM, entre outros. Neste contexto,
desenvolveu-se este trabalho, que tem como objetivo diagnosticar se o Projeto
Político Pedagógico encontra-se dentro das perspectivas descritas pelos
documentos referenciais curriculares no contexto atual . O sujeito da pesquisa
foi a Escola Estadual Joana Emília da Silva situada no município de Fagundes
– PB. Por fim, todo o material levantado foi confrontado com os documentos
oficiais mencionados anteriormente, com o intuito de traçar um perfil da escola
e observar até onde este perfil é compatível com as recomendações legais
brasileiras. Desta forma, foi possível constatar que o Projeto Político
Pedagógico em análise não está totalmente articulado com os documentos
legais. Neste sentido, a escola analisada necessita de mudanças urgentes,
para se adequar aos documentos prescritos, em busca de melhorar o ensino
de química.
Descrição:
PEREIRA, M. M. Currículo de Química: Prescritividade versus planejamento anual. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.