Resumo:
A pesquisa foi desenvolvida no processo de estudo da Iniciação Científica PIBICAf/CNPq
2012/2013 visando identificar o conteúdo das produções acadêmicas sobre
Dança e Educação Física dos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil, de
forma a analisar seus campos de estudo, consolidando um catálogo de acesso público
aos pesquisadores da área. A pesquisa se caracteriza como do tipo documental, de
abordagem quali-quantitativa. Para alcançar os objetivos propostos, recorremos aos
dados sobre os programas de pós-graduação que tomam a Dança como possibilidade de
campo de pesquisa nos programas de Dança, Arte e Educação Física e ao banco de teses
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES. Os
documentos selecionados foram dissertações e teses que tematizavam a relação Dança x
Educação Física. Foram identificadas 83 produções com o tema, oriundas de 73
Mestrados, 9 Doutorados e 1 Mestrado Profissionalizante. Na delimitação da produção
da região Nordeste, encontramos apenas 5 produções de pós-graduação em Educação,
Educação Física e Dança, sendo 3 em Educação, 1 em Educação Física e 1 em Dança.
Além de indicar que é pequeno o número de pós-graduação nessas áreas, especialmente
na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os dados mostram que a maioria das
produções analisadas sobre Dança e Educação Física, encontram-se em maior
quantidade nos programas de Educação Física com temáticas referentes ao
conhecimento Dança nos espaços educativos e de formação, o que demonstra a busca de
novas possibilidades de qualificar sua atuação no trato com este conhecimento.
Descrição:
LIMA, A. K. F. de. Produção sobre dança e educação física: analisando dissertações e teses dos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.