Resumo:
A presente pesquisa buscou investigar e analisar como os artesãos identificam a Geometria no
artesanato e propor essa junção para fortalecer o ensino da Geometria, de forma que seja cada
vez mais frequente em sala de aula. Foi utilizado como método para essa pesquisa o estudo de
caso, que é dividido em pesquisa teórica, coleta e análise de dados. A coleta de dados foi
realizada na Vila do Artesão em Campina Grande – PB, com entrevistas que foram efetuadas
em dois dias direcionadas aos artesãos, buscando manter as respostas exatamente como foram
dadas, independente das interpretações. A partir da análise dos dados obtidos, foi possível
observar a visão dos artesãos como também fazer uma comparação das respostas e exemplos
dados das artes com conteúdos geométricos. A apresentação de resultados foi positiva, pois os
artesãos fizeram o reconhecimento da Geometria em suas obras de forma diversificada e
assim foi possível sugerir diversos conteúdos que podem ser expostos aos alunos de forma
dinâmica.
Descrição:
BRASIL, T. C. A forte presença da geometria no artesanato. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.