Resumo:
Este trabalho de final de curso em forma de relatório pauta-se na integração de
saberes (inter)disciplinares propostos na educação popular de inspiração Freireana,
compartilhados com saberes da educação intergeracional (MANGARONI, 2010,
KACHAR, 2001) e saberes da formação continuada (PIMENTA, 2005), voltados à
prática do saber informatizado (SETTON, 2010, BETTEGA, 2010), cuja discussão
funda-se nas propostas acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão. Esta discussão
resulta do estágio supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Computação
que reúne saberes da Mídia Digital, da formação continuada, da Educação Popular e
Intergeracional, focalizando práticas de inclusão digital proporcionada a pessoas
idosas, tendo em vista à aquisição e reelaboração de saberes midiáticos úteis à
gestão da vida pessoal, familiar e social cotidiana. Metodologicamente, o curso
envolveu discussões temáticas, não apenas direcionadas a inclusão digital, mas ao
fortalecimento das relações entre diferentes gerações, à proteção, à saúde, à
aprendizagem continuada, contribuindo com a sustentabilidade nos relacionamentos
etários e intergeracionais. Como docentes da formação inicial observamos que as
atividades desenvolvidas no referido curso são de grande importância, tanto para a
formação continuada, quanto das aprendizagens para a inclusão social e digital
intergeracional, pois proporcionam a sociabilidade entre diferentes gerações; o
engajamento continuado nas mídias digitais (leitura, escrita, comunicação, pesquisa,
etc), além de permitir a reelaboração de outros saberes necessários ao convívio
intergeracional e gestão da vida cotidiana moderna.
Descrição:
CORDEIRO, F. A. Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.