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Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens

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dc.contributor.author Cordeiro, Fernanda Araújo
dc.date.accessioned 2015-06-16T16:03:14Z
dc.date.available 2015-06-16T16:03:14Z
dc.date.issued 2015-06-16
dc.identifier.other CDD 302.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7221
dc.description CORDEIRO, F. A. Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de final de curso em forma de relatório pauta-se na integração de saberes (inter)disciplinares propostos na educação popular de inspiração Freireana, compartilhados com saberes da educação intergeracional (MANGARONI, 2010, KACHAR, 2001) e saberes da formação continuada (PIMENTA, 2005), voltados à prática do saber informatizado (SETTON, 2010, BETTEGA, 2010), cuja discussão funda-se nas propostas acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão. Esta discussão resulta do estágio supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Computação que reúne saberes da Mídia Digital, da formação continuada, da Educação Popular e Intergeracional, focalizando práticas de inclusão digital proporcionada a pessoas idosas, tendo em vista à aquisição e reelaboração de saberes midiáticos úteis à gestão da vida pessoal, familiar e social cotidiana. Metodologicamente, o curso envolveu discussões temáticas, não apenas direcionadas a inclusão digital, mas ao fortalecimento das relações entre diferentes gerações, à proteção, à saúde, à aprendizagem continuada, contribuindo com a sustentabilidade nos relacionamentos etários e intergeracionais. Como docentes da formação inicial observamos que as atividades desenvolvidas no referido curso são de grande importância, tanto para a formação continuada, quanto das aprendizagens para a inclusão social e digital intergeracional, pois proporcionam a sociabilidade entre diferentes gerações; o engajamento continuado nas mídias digitais (leitura, escrita, comunicação, pesquisa, etc), além de permitir a reelaboração de outros saberes necessários ao convívio intergeracional e gestão da vida cotidiana moderna. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intergeracionalidade pt_BR
dc.subject Inclusão Digital pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.title Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens pt_BR
dc.type Other pt_BR


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