Resumo:
Atualmente o ensino da Matemática parece não funcionar em nosso país, tanto crianças como
os jovens passam pelos anos escolares, mas não conseguem compreender o significado dos
conteúdos matemáticos estudados. Esta pesquisa refere-se a utilização dos jogos como
recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado da mesma, surgiu devido a percepções
ocorridas durante o curso de graduação, principalmente durante o PIBID (Programa
Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) de que o ensino de matemática precisa ser
mais dinâmico e significativo e teve como principais suportes teóricos: Alves, PCNs, Smole
(2007), Borin, Piaget e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba. Essa
pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as principais contribuições e
dificuldades, vivenciadas pelos alunos ao utilizarem os jogos em sala de aula, quando
devidamente preparados como recurso pedagógico na construção do conhecimento
matemático. A mesma foi realizada entre Outubro e Dezembro de 2014 com os alunos do 2º
ano B, composta por 20 alunos devidamente matriculados da Escola Estadual Pe. Emídio
Viana. Ela foi dividida em quatro sessões. Na primeira sessão realizamos a aplicação de um
questionário com a professora da turma que participará da pesquisa, para sabermos se ela já
conhecia, se havia trabalhado e a sua opinião sobre a aplicação dos jogos como metodologia
para o ensino de conteúdos matemáticos. Na segunda sessão aplicamos os jogos junto a
turma. Na terceira sessão aplicamos uma atividade e entrevistamos alguns alunos para
tomarmos conhecimento se os jogos utilizados contribuíram para a compreensão dos
conteúdos explorados, e se eles gostariam que essa metodologia fosse usada com mais
frequência, e na quarta e última sessão, fizemos a avaliação dos dados obtidos a partir do
questionário, das atividades e das entrevistas das alunas. Dos resultados obtidos emerge que a
utilização dos jogos em sala é muito favorável à aprendizagem, uma vez que todos os alunos
participaram ativamente das aulas, expondo suas dúvidas e também compartilhando seus
conhecimentos; barreiras de relacionamentos foram derrubadas, propiciando um ambiente
fértil a aprendizagem, o que foi visível através das atividades e das entrevistas realizadas com
as mesmas, declarando que aprenderam, relembraram e tiraram as dúvidas concernentes aos
conteúdos abordados, demostrando uma melhor assimilação e percepção de seus significados.
Descrição:
FARIAS, E. R. Brincando e aprendendo nas aulas de Matemática: A utilização de jogos como recurso pedagógico. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.