Resumo:
O ensino de química na maioria das vezes tem sido aplicado de maneira
fragmentada dificultando a aprendizagem do conteúdo pelo aluno que não tem a
compreensão da importância da química e sua utilização na sociedade. Com ênfase
nesta problemática este trabalho segue com uma proposta de fazer a relação entre a
teoria e a prática por meio da experimentação auxiliando o desenvolvimento
científico dos alunos através do conhecimento prévio adquirido por estes ao longo
da vida e sua aplicação no cotidiano. Diante desta problemática e com objetivo de
melhorar o ensino de química realizou-se um trabalho com os alunos da
Universidade Estadual da Paraíba dos cursos de Licenciatura em Química e
Química Industrial nos turnos: manhã e noite, foram coletados de óleos residuais de
cozinha destinados a fabricação de sabões, contextualizando o cotidiano, química e
o meio ambiente. Uma vez que o descarte inadequado destes óleos prejudica
drasticamente o meio ambiente. Com a realização deste trabalho pode-se perceber
que teve um resultado positivo, pois os alunos mostraram-se mais interessados e
motivados, quanto à compreensão dos conceitos químicos e da importância da
disciplina juntamente com seus benefícios para a sociedade.
Descrição:
RAMIREZ, I. H. de A. Reaproveitamento de óleo residual de cozinha como alternativa no Ensino em Química. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.