UEPB - Repositório Digital

Explorando funções polinomiais com o auxílio do graphmatica em uma escola da zona rural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Lúcia da
dc.date.accessioned 2012-11-09T13:30:02Z
dc.date.available 2012-11-09T13:30:02Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/728
dc.description SILVA, A. L. da. Explorando funções polinomiais com o auxílio do graphmatica em uma escola da zona rural. 2011. 68f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa, aqui descrita, relata uma investigação de caráter quantitativo e qualitativo, que teve como objetivo investigar a apropriação de conceitos relativos à função polinomial do 1º grau, utilizando o aplicativo Graphmatica por alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Com esse objetivo em mente, o estudo se propôs a responder aos seguintes questionamentos: Qual o resultado que se obtém quando os alunos são direcionados para construírem o saber matemático sem, contudo, serem direcionadas as respostas? Como o aluno se comporta diante de uma pesquisa de investigação utilizando o computador? Como se dá a aprendizagem deste aluno, mediante a utilização do computador? Como o computador pode ajudar no processo de ensino aprendizagem de Matemática? Como o uso desses recursos pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos conteúdos de funções polinomiais? Para tanto, realizamos um estudo com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública na Zona Rural do Município de Barra de Santana-PB. A pesquisa foi realizada através de Exercícios (Avaliação Inicial e Avaliação Final); Questionários, observação participante e a intervenção com o aplicativo Graphmatica. O estudo está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas e do Contrato Didático desenvolvida na escola francesa por Guy Brousseau. A princípio, o conteúdo função polinomial do 1º grau teve abordagem convencional, com uma pequena revisão através de aulas expositivas. Em um segundo momento foi aplicado uma avaliação inicial para verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Foram aplicados Questionários, antes e depois da intervenção com o Graphmatica. Após a intervenção, os alunos realizaram uma Avaliação Final. Buscou-se nessa pesquisa verificar e comparar o ensino desse conteúdo na forma tradicional e o ensino com o auxílio do aplicativo. O ambiente de pesquisa foi a própria sala de aula. Os dados analisados indicaram que o uso do computador, mas especificamente, do aplicativo Graphmatica, são contextos frutíferos para aprendizagem, pois possibilita a construção de gráficos e a observação de relações entre pontos notáveis nos gráficos, cortes em eixos, simulações de aplicações no cotidiano, entre outras funcionalidades. A pesquisa contribui também para a conscientização do uso da Tecnologia como ferramenta de aprendizagem, em especial para o ensino de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Função polinomial pt_BR
dc.subject Graphmatica pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Explorando funções polinomiais com o auxílio do graphmatica em uma escola da zona rural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta