Resumo:
O principal objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didática para o ensino de
Matrizes considerando sua relação com as Transformações Geométricas e utilizando espelhos
como recursos didáticos. Inicialmente expomos algumas discussões a respeito do ensino de
matrizes, o conteúdo matemático que relaciona as matrizes às transformações geométricas, o
desenvolvimento histórico dos espelhos, os diferentes recursos didáticos elaborados com
espelhos que tem contribuído com o aprendizado matemático, a proposta didática elaborada
bem como as atividades desenvolvidas pelos alunos, a descrição da intervenção didática em
sala de aula e a avaliação relativa aos objetivos. Utilizamos nesta pesquisa a colaboração de
algumas propostas de Dante, Lima e Wagner e Stormowski. Realizamos a intervenção com
quatorze estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Francisco Ernesto do Rêgo da cidade de Queimadas/PB. Durante a intervenção
observamos que os alunos conseguiram analisar e definir o efeito das transformações
geométricas sobre figuras geométricas planas e sua relação com as matrizes. Podemos então,
considerar que o uso de espelhos auxilia no ensino aprendizagem de matrizes e as relações
entre matrizes e transformações geométricas contribuem para ampliar sua aprendizagem.
Descrição:
LIRA, A. C. de B.
A Matemática dos Espelhos: Proposta
para o ensino-aprendizagem de matrizes utilizando
transformações geométricas. 2011. 73f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.