Resumo:
A Educação Física na escolar é um dos componentes curriculares de grande importância para
transformação e consciência corporal da criança. Nota-se que nos dias atuais devido a vários fatores,
crianças vêem perdendo a sua criatividade no brincar, substituindo brincadeiras que proporcionam
muito mais o desenvolvimento motor por brinquedos como vídeo games, computadores, e outros
dispositivos eletrônicos, deixando de se movimentar, fator que causa déficit motor, conseqüentes do
morar em apartamentos pequenos e confinados, da violência nas ruas, saída da mãe para trabalhar,
dentre outros fatores. Este estudo investigou se havia uma relação entre a massa corporal e o
desenvolvimento motor em crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Tem como amostra trinta
crianças participantes ativamente das aulas de educação física escolar, sendo 15 do sexo masculino
e 15 femininos. O presente estudo é descritivo desenvolvimental com delineamento transversal. Nele
foi verificado que é possível que o IMC mais elevado nos meninos e meninas esteja interferindo
diretamente no nível do aprendizado motor. Quando comparado os resultados entre os meninos e as
meninas, foi constatado que eles apresentaram em média uma massa corporal dentro dos limites
recomendado e melhores níveis de desenvolvimento motor do que as meninas.
Descrição:
GOMES, R. N. B.
Relação da massa corporal com desenvolvimento motor grosso de crianças de 06 a 10 anos da Escola Municipal
Rivanildo Sandro Arcoverde. 2012. 21f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012