Resumo:
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado pelo Ministério da
Saúde, tem por objetivos prevenir e controlar a Deficiência de Vitamina A (DVA) em crianças
de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato, residentes nas áreas de risco,
cujas estratégias utilizadas incluem a suplementação com megadose de vitamina A para o
público-alvo do Programa; a fortificação de alimentos com o micronutriente e a realização de
atividades educativas. O estudo tem por objetivo identificar estratégias de educação em saúde
para o combate e prevenção da DVA no PNVITA nas Unidades Básicas de Saúde da Família
para a população-alvo. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, recorte da
pesquisa “Intervenção Educativa Envolvendo os Profissionais da Saúde e a População-Alvo:
Impacto na Operacionalização e nos Resultados do Programa Nacional de Suplementação de
Vitamina A no Município de Campina Grande – PB”, conduzido pela abordagem qualitativa,
com a participação de 10 profissionais de saúde que atuavam em Unidades Básicas de Saúde,
na cidade de Campina Grande – Paraíba, Brasil. A amostragem foi do tipo intencional com
aplicadores da vitamina A que atuavam no Programa há pelo menos um ano. O número de
participantes foi definido pelo critério de saturação teórica. A coleta de informações ocorreu
por meio de entrevista semi-estruturada, utilizando-se um roteiro contendo na primeira parte,
dados sociodemográficos e na segunda, três questões norteadoras: 1) Quais as estratégias de
educação em saúde desenvolvidas no serviço para o combate e a prevenção da DVA no
PNVITA?; 2) Você tem ou já teve acesso ao material educativo do programa?; 3) Quais os
pontos facilitadores e dificultadores para o trabalho com o programa? As falas foram
gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo. Emergiu três temas com suas
respectivas categorias: Potencialidades da Vitamina A no Programa -Facilidade na
administração; Educação em Saúde -Puericultura como referência; Sinalizações
Dificultadoras para o Programa -falta de cápsulas, demanda excessiva, lacuna do material
educativo e ausência do processo de educação permanente em saúde. Conclui-se que a
realização de atividades educativas pelos profissionais no tocante ao PNVITA ocorre de forma
pontual no momento da puericultura. A ausência de material educativo do Programa nas
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e a não realização de Educação Permanente
em Saúde para os profissionais. A falta de cápsulas e a demanda excessiva de atendimento é
citada como dificultador na operacionalização do PNVITA. A única facilidade apontada foi a
apresentação da suplementação e a via de administração da vitamina. Com isso compreendese
a necessidade de mobilização de forças nas esferas do governo para solucionar as lacunas
referidas neste estudo, imprescindível para realização das ações preconizadas no PNVITA.
Descrição:
SOLANO, G. B.
A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de
Vitamina A. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.