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A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

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dc.contributor.author Solano, Gabriela Beserra
dc.date.accessioned 2012-11-23T15:18:58Z
dc.date.available 2012-11-23T15:18:58Z
dc.date.issued 2012-11-23
dc.identifier.other CDD 362.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/751
dc.description SOLANO, G. B. A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado pelo Ministério da Saúde, tem por objetivos prevenir e controlar a Deficiência de Vitamina A (DVA) em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato, residentes nas áreas de risco, cujas estratégias utilizadas incluem a suplementação com megadose de vitamina A para o público-alvo do Programa; a fortificação de alimentos com o micronutriente e a realização de atividades educativas. O estudo tem por objetivo identificar estratégias de educação em saúde para o combate e prevenção da DVA no PNVITA nas Unidades Básicas de Saúde da Família para a população-alvo. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, recorte da pesquisa “Intervenção Educativa Envolvendo os Profissionais da Saúde e a População-Alvo: Impacto na Operacionalização e nos Resultados do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Município de Campina Grande – PB”, conduzido pela abordagem qualitativa, com a participação de 10 profissionais de saúde que atuavam em Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Campina Grande – Paraíba, Brasil. A amostragem foi do tipo intencional com aplicadores da vitamina A que atuavam no Programa há pelo menos um ano. O número de participantes foi definido pelo critério de saturação teórica. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada, utilizando-se um roteiro contendo na primeira parte, dados sociodemográficos e na segunda, três questões norteadoras: 1) Quais as estratégias de educação em saúde desenvolvidas no serviço para o combate e a prevenção da DVA no PNVITA?; 2) Você tem ou já teve acesso ao material educativo do programa?; 3) Quais os pontos facilitadores e dificultadores para o trabalho com o programa? As falas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo. Emergiu três temas com suas respectivas categorias: Potencialidades da Vitamina A no Programa -Facilidade na administração; Educação em Saúde -Puericultura como referência; Sinalizações Dificultadoras para o Programa -falta de cápsulas, demanda excessiva, lacuna do material educativo e ausência do processo de educação permanente em saúde. Conclui-se que a realização de atividades educativas pelos profissionais no tocante ao PNVITA ocorre de forma pontual no momento da puericultura. A ausência de material educativo do Programa nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e a não realização de Educação Permanente em Saúde para os profissionais. A falta de cápsulas e a demanda excessiva de atendimento é citada como dificultador na operacionalização do PNVITA. A única facilidade apontada foi a apresentação da suplementação e a via de administração da vitamina. Com isso compreendese a necessidade de mobilização de forças nas esferas do governo para solucionar as lacunas referidas neste estudo, imprescindível para realização das ações preconizadas no PNVITA. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Virgínia Rossana de Sousa Brito pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa de Suplementação de Vitamina A pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Saúde Pública pt_BR
dc.subject Vitamina A pt_BR
dc.title A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A pt_BR
dc.type Other pt_BR


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