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Em 1943, Leo Kanner apresentou-se como um pioneiro no estudo de
comportamentos estranhos de determinadas crianças e diagnosticou uma síndrome
da qual batizou de autismo. Atualmente existem duas importantes definições do que
vem a ser o autismo, uma denominada pelo DSM-IV-TR (Manual de Diagnóstico e
Estatística das Perturbações Mentais) e outra advinda da CID-10 (Classificação
Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde em sua 10ª
edição), ambas colocam o autismo como um transtorno que afeta o desenvolvimento
normal das crianças e a interação social das mesmas. Uma característica também
afetada pelo transtorno é a motricidade global. Umeki (2005) afirma o exposto
colocando a coordenação motora e o equilíbrio como uma das principais limitações
do autismo. Dessa forma, o projeto se desenvolveu objetivando avaliar a motricidade
global de crianças autistas entre 7 e 14 anos da Somar de Recife através do Teste
de Motricidade global KTK. A amostra foi representada por 27 crianças entre 7 e 14
anos, destas, 6 eram do gênero feminino e 21 do gênero masculino. Todas foram
avaliadas através das 4 provas que compõem o KTK, são elas, Trave de Equilíbrio,
Salto Monopedal, Saltos Laterais e Transferências sobre Plataformas. Os resultados
encontrados ficaram abaixo do considerado normal, apenas 11% (n=3) ficaram
dentro do que o teste classifica como Coordenação normal, dos demais, 22% (n=6)
foram classificados como tendo Perturbação na Coordenação e 67% (n=18) com
Insuficiência na Coordenação. Ao Avaliar individualmente cada prova, todas
apresentaram índices abaixo do normal, sendo que a dos Saltos Laterais foi a que
atingiu o maior índice de Insuficiência na Coordenação, com 100% dos avaliados
estando nessa classificação. Sendo assim, concluiu-se através da observação uma
grande limitação na coordenação motora das crianças autistas aqui avaliadas e a
necessidade das mesmas serem submetidas a programas motores regulares que
visem à possibilidade de um aprimoramento e desenvolvimento dessa capacidade. |
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