Resumo:
Acredita-se que o estágio seja um processo de aprendizagem que promova ao
formando um preparo para enfrentar os desafios de sua nova carreira: devemos ter
no estágio oportunidade de apropriar-se dos conceitos teóricos e utilizar cada um
com suas devidas peculiaridades no campo prático. Seu objetivo principal é aplicar
conhecimentos adquiridos nos componentes pedagógicos estudados, confrontandoos
com a prática pedagógica propriamente dita. É dentro dessa formação que se
“ensina” ao futuro professor a questionar-se sobre as exigências das práticas
pedagógicas e investigar os problemas que venha a enfrentar, desenvolvendo
competências pessoais e igualmente, domínio no campo. Dessa forma, o presente
ensaio tem o objetivo de apresentar reflexões decorrentes da experiência no
programa Laboratório Pedagógico Saúde, Esporte e Lazer no Departamento de
Educação Física, aplicado ao estágio supervisionado, através de uma análise
descritiva dos acontecimentos e reflexão sobre todo o processo. No
desenvolvimento do trabalho está descrito as observações e experiências
encontradas no período de aula e organização dos conteúdos, bem como sugestões
que possam enriquecer a integração entre universidade, o laboratório pedagógico e
suas dimensões.
Descrição:
NUNES, J. da S.
Estágio Supervisionado em Natação: um relato de experiência no curso de Educação Física da UEPB. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.