Resumo:
As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica afirmam que inclusão
não significa, simplesmente, matricular os educandos com necessidades especiais na classe
comum, mas sim dar ao professor e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica.
Nosso estudo teve como objetivo investigar os significados da inclusão de pessoas com
necessidades especiais nas aulas de educação física no ensino regular, identificar os
conhecimentos dos professores de educação física sobre educação inclusiva, observar qual
sua formação para o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais e verificar se
a inclusão da pessoa com deficiência em aulas de educação física auxilia no processo da
inclusão escolar. A amostra do estudo foi formada por 26 professores atuantes na rede
municipal de ensino de Campina Grande, no qual 16 professores eram do sexo masculino e 10
feminino, 19 tem como formação o curso de especialização e 15 atuam na área a mais de 10
anos. Os resultados apontam que 61,5% dos professores não tem conhecimento suficiente
para incluir alunos deficientes em suas aulas, aproximadamente 85% deles acreditam que a
participação de alunos com deficiência auxilia na sua inclusão a comunidade escolar. Pudemos
concluir assim que a maioria dos professores da rede municipal de ensino de Campina Grande
acredita que as aulas de educação física auxiliam na inclusão do aluno na sociedade, mas que
não possuem conhecimento suficiente para incluí-lo em suas aulas.
Descrição:
SOUTO, C. A. M. de A. Processo de inclusão no sistema regular de ensino a partir da visão do professor de Educação Física. 2012. 23f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.