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Formação de professores para a educação infantil: onde está a Educação Física?

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dc.contributor.author Silva, Jéssica Barbosa da
dc.date.accessioned 2013-01-17T14:09:55Z
dc.date.available 2013-01-17T14:09:55Z
dc.date.issued 2013-01-17
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/767
dc.description SILVA, J. B. da. Formação de professores para a educação infantil: onde está a educação física? 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo pretendeu identificar e discutir a presença da Educação Física nos cursos de Pedagogia da cidade de Campina Grande – PB e, ainda, analisar quais os conhecimentos que são tratados na proposta curricular destes cursos. Para tanto, fez-se necessário investigar onde está localizada a Educação Física nos cursos de formação de professores para a Educação Infantil levando-se em consideração que os pedagogos são os principais agentes responsáveis por tratar dos conhecimentos relativos à área da Educação Física neste nível de ensino. A Educação Física se insere neste contexto contribuindo, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem motora, utilizando-se de algo que as crianças nesta faixa etária costumam não parar de fazer, que é movimentar-se e, a partir deste ponto estimular o desenvolvimento físico e psíquico-social destes sujeitos. Foram identificadas duas instituições reconhecidas pelo MEC que possuem curso de Pedagogia e em ambas, a Educação Física está inserida na grade curricular da graduação. Após análise dos planos de curso dos componentes curriculares que abordam este conhecimento foi possível perceber que fica evidente que as instituições reservam um espaço, ainda que pequeno, nas suas grades curriculares para tratar dos conhecimentos da Educação Física. Trata-se de componentes com carga horária reduzida, e, que tratam basicamente da abordagem teórica da psicomotricidade, deixando de lado a ampla gama de assuntos possíveis de serem tratados num estudo da cultura corporal do movimento. Porém, seria interessante que fossem ampliadas as discussões sobre a Educação Física na Educação Infantil de maneira que fosse possível tratar bem mais do que a abordagem teórica da psicomotricidade, como foi identificado nas duas propostas analisadas e discutidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Formação de professores para a educação infantil: onde está a Educação Física? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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