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O presente artigo pretendeu identificar e discutir a presença da Educação Física nos cursos de
Pedagogia da cidade de Campina Grande – PB e, ainda, analisar quais os conhecimentos que
são tratados na proposta curricular destes cursos. Para tanto, fez-se necessário investigar onde
está localizada a Educação Física nos cursos de formação de professores para a Educação
Infantil levando-se em consideração que os pedagogos são os principais agentes responsáveis
por tratar dos conhecimentos relativos à área da Educação Física neste nível de ensino. A
Educação Física se insere neste contexto contribuindo, principalmente, no que diz respeito ao
desenvolvimento e aprendizagem motora, utilizando-se de algo que as crianças nesta faixa
etária costumam não parar de fazer, que é movimentar-se e, a partir deste ponto estimular o
desenvolvimento físico e psíquico-social destes sujeitos. Foram identificadas duas instituições
reconhecidas pelo MEC que possuem curso de Pedagogia e em ambas, a Educação Física está
inserida na grade curricular da graduação. Após análise dos planos de curso dos componentes
curriculares que abordam este conhecimento foi possível perceber que fica evidente que as
instituições reservam um espaço, ainda que pequeno, nas suas grades curriculares para tratar
dos conhecimentos da Educação Física. Trata-se de componentes com carga horária reduzida,
e, que tratam basicamente da abordagem teórica da psicomotricidade, deixando de lado a
ampla gama de assuntos possíveis de serem tratados num estudo da cultura corporal do
movimento. Porém, seria interessante que fossem ampliadas as discussões sobre a Educação
Física na Educação Infantil de maneira que fosse possível tratar bem mais do que a
abordagem teórica da psicomotricidade, como foi identificado nas duas propostas analisadas e
discutidas. |
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