Resumo:
Entre os maiores problemas nutricionais brasileiros estão à desnutrição e a obesidade. Trata-se de
realidades opostas, mas com uma origem em comum: o consumo de alimentos. Sendo assim, não
sobram dúvidas sobre a importância de análises que possibilitem o conhecimento do estado
nutricional e do padrão de alimentação da população brasileira. Esta pesquisa visou primeiramente
analisar o estado nutricional de cento e noventa alunos com idade entre doze e dezessete anos
atendidos em uma unidade pública municipal de ensino fundamental no município de Ingá, Paraíba. A
análise do estado nutricional foi obtida através de índices antropométricos. Através dessa análise
obteve-se a porcentagem de crianças e adolescentes apresentaram problemas quanto ao peso.
Observou-se que 28,4% do sexo feminino estão com excesso de peso e 4,9% são obesos, o que
difere do sexo masculino 13.6% estão com excesso de peso e 3,4 estão na faixa de obesidade. Então
do público que participaram da pesquisa apresentaram risco de obesidade e na sua grande maioria
estão com excesso de peso. Destaca-se que esses dados resultarão em sugestões de melhorias nos
padrões alimentares dos alunos atendidos pela instituição. As conclusões dos dados encontrados em
nossa pesquisa verificaram que a instituição de ensino analisada, já enfrenta uma parcela de
distúrbios nutricionais. Sendo que para reforçar essa conclusão foram observados os hábitos
alimentares desses alunos, ou seja, em sua vida cotidiana com suas famílias. Os escolares se
alimentam podem até se alimentar mal, mas, em suas residências com suas famílias, não dispõe de
uma qualidade na alimentação e sim, eles só visam à quantidade. No entanto, muitos escolares se
alimentam de diversas guloseimas como: frituras, doces, salgadinhos, dentre outros, ou seja,
alimentos demasiadamente calóricos e desprovidos de vitaminas e minerais colaborando para o
ganho de peso dos mesmos.
Descrição:
NASCIMENTO, J. C. do. Perfil nutricional em estudantes do Ensino Fundamental II da cidade de Ingá-PB. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.