Resumo:
Este artigo tem por objetivo refletir acerca, inicialmente, da relação cinema- história, buscando analisar como se deu o processo de inclusão do cinema como uma fonte histórica e como o cinema adquiriu uma importância no trabalho do historiador e na pesquisa histórica. A proposta de nosso trabalho é pensar sobre a cultura e identidade campinense no período compreendido entre 1960 a 1999, observando as práticas e representações elaboradas sobre o cinema em Campina Grande. Posteriormente, discutiremos as contribuições do cinema produzido na cidade, na construção da memória e identidade deste povo num recorte temporal que vai de 1960 a 1999. Nesta pesquisa, trabalhamos a partir dos estudos de Marc Ferro (1992), ao tratar da relação cinema-história dentro da perspectiva da História Cultural transmitida por Sandra Jatahy Pesavento (2008) e José D’Assunção (2003). Como abordagem metodológica, para a elaboração desse texto, trabalhamos com a História Oral temática, a partir trabalhos de Sonia Maria de Freitas. As fontes utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e trabalhos sobre a temática. A produção cinematográfica de Campina Grande, mesmo com dificuldades, teve um papel significativo na forma de se fazer cinema na cidade e na maneira como, a partir do cinema, construíram-se representações do espaço citadino.
Descrição:
Silva, T. F. da. Cultura e identidade no cinema campinense: práticas e representações cotidianas entre 1960-1999. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.