Resumo:
O presente artigo, fruto do trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo refletir sobre a implementação do primeiro sistema educacional presente em Massaranduba nos anos 50 do século passado, buscando ter como foco principal o convívio entre docentes e alunos assim como as relações destes estudantes entre si. Na pesquisa buscamos perceber o que a educação trouxe de novo para estes indivíduos quanto suas prerrogativas de futuro e suas sensibilidades em torno daquilo que se vivenciava. Tendo como aporte teórico o francês Roger Chartier, discorreremos nossos escritos corroborados pela História Cultural, já que se trata de perceber, na maior parte do texto, aspectos do cotidiano de cada indivíduo. O conhecimento da causa se formula através do discurso oral extraído dos ex-alunos da instituição, portanto passa a ser um trabalho ancorado no conceito de Memórias.
Descrição:
Lima, D. D. Sociabilidades e cotidiano: a vida escolar em Massaranduba na década de 1950. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.