Resumo:
Entendendo que o ensino de história da Paraíba tem participação no processo de formação de identidade dos estudantes, este texto trás um debate reflexivo através do olhar dos professores sobre o uso dessa temática na rede pública de ensino do Estado, mais precisamente no município de Campina Grande - PB. Partindo da análise de questionários aplicados a professores de ensino fundamental II de quatro escolas estaduais da cidade e de regiões diferentes, essa análise será iniciada com uma reflexão sobre os dilemas encontrados no cotidiano escolar desses profissionais do magistério. Também será discutido sobre o ensino de história e história local/regional, meio pelo qual os alunos da rede estadual paraibana de ensino podem construir uma identidade enquanto cidadão paraibano. Pontuando dilemas e problemas para que essa temática seja implantada, também serão apontadas possíveis soluções. Por fim, essa análise será concluída com uma discussão sobre a história local e a formação de identidade a partir do ensino da história da Paraíba.
Descrição:
Oliveira, L. A. Ensino de história, história da Paraíba e identidade: uma reflexão pelo olhar do professor. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.