Resumo:
A geometria é um conteúdo Matemático que oferece possibilidades para o aluno analisar,
representar e problematizar uma compreensão da realidade de forma ordenada e organizada.
As contribuições decorrentes do estudo da geometria, para o processo de construção do
conhecimento do aluno, são muito significativas, pois estimulam a observação, a criatividade
e a comparação, que são ferramentas fundamentais para a resolução de problemas. De um
modo geral, o estudo de Geometria enfatiza a compreensão da relação com o espaço, o
desenvolvimento do raciocínio de espaço e contribui com o desenvolvimento do rigor
matemático. Com o objetivo de se obter uma aprendizagem significativa no ensino de
geometria, decidiu-se desenvolver e analisar a eficácia de uma sequência didática para os
terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, localizada no
bairro Dinamérica na cidade de Campina Grande – PB. Nesse sentido, foi realizado um estudo
sobre os conceitos de prática educativa a partir da perspectiva de Antoni Zabala (1998), bem
como um levantamento bibliográfico do ensino de geometria no ensino médio e os
pressupostos sobre o ensinar e o aprender do conhecimento matemático.
Descrição:
SILVA, M. G. da. O ensino da Geometria no Ensino Médio: Sequência didática como metodologia. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.