Resumo:
Com a diversificação dos mercados, as empresas passaram a atuar em diversos segmentos. Essa diversificação trouxe a necessidade de transparência das informações prestadas. Para que os usuários pudessem compreender o papel de cada segmento na entidade, foi emitido o CPC 22 – Informações por Segmentos, em correlação com a IFRS 8. O objetivo deste estudo é verificar o nível de transparência na evidenciação das informações segmentadas elaboradas pelas entidades do setor de consumo cíclico listadas na BM&FBovespa no período de 2009 a 2013. Para isso foram verificadas as notas explicativas de doze empresas. A pesquisa é classificada como descritiva, documental, bibliográfica e quali-quantitativa. Tendo como base para análise as notas explicativas das entidades do setor de consumo cíclico listada na BM&FBovespa no período de 2009 a 2013. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o período avaliado não houve crescimento significativo da evidenciação das informações segmentadas, mostrou também que a utilização do CPC 22 pelas entidades ainda não é feita de forma correta, pois as entidades estudadas ainda não seguem o pronunciamento em sua totalidade. O estudo buscou contribuir para o desenvolvimento do tema, demonstrando as informações segmentadas como uma importante ferramenta gerencial.
Descrição:
OLIVEIRA, A. G. de A. Informações por segmentos: um estudo na entidades do setor de consumo listadas na BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]