Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo verificar as metodologias mais utilizadas no
ensino de biologia, e para atingir tal finalidade duas escolas do ensino médio localizadas
na zona leste da cidade de Campina Grande – PB serviram como parâmetro. Sabemos
que o ensino de tal matéria nas escolas públicas é bastante questionado, já que além da
falta de recursos didáticos existe ainda a má formação dos professores, que possuem
deficiências no que diz respeito, por exemplo: a interação, mudança, influência
construtivista, controle e produtividade. Participaram da realização deste trabalho um
total de 90 alunos e cinco dos seus respectivos professores. É notória a grande
deficiência na área, principalmente no que concerne ao ensino prático da matéria nessas
escolas, evidenciado pelo fato de que as aulas expositivas e dialogadas são mais
frequentes e que apesar de possuírem laboratórios, as escolas poucas vezes fazem uso
desses espaços para lecionar as aulas teóricos práticas. Os professores, por sua vez,
mencionam que as principais dificuldades que enfrentam é a má educação familiar dos
alunos, a falta de interação com o cotidiano assim como as dificuldades de recursos
necessários para o bom cumprimento do trabalho nas escolas, as escolas até possuem os
recursos, porém estes as vezes são ineficazmente utilizados. Fica, entretanto, evidente
de que há necessidade de formação continuada dos professores e de um melhor
planejamento do processo didático de modo que os recursos oferecidos,sejam utilizados
adequadamente com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse pela matéria e
maior interação da turma de um modo em geral.
Descrição:
BRITO, M. de J. F. Estudo das metodologias utilizadas no ensino de Biologia nas escolas públicas de ensino médio da zona leste, Campina Grande-PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.