Resumo:
Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo,
investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química a
partir de uma estratégia didático-pedagógica do tipo FlexQuest off-line sobre ácidos e bases.
Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da
disciplina de Química da rede estadual, utilizando como instrumento de análise o questionário
semiestruturado, com o objetivo de traça o perfil do professor (a) para participar da pesquisa.
Logo em seguida, após a seleção do professora, foi aplicado a estratégia didático-pedagógica
FlexQuest off-line, com uma turma do 2° ano do ensino médio no turno da manhã. A
FlexQuest incorpora, na WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), sendo uma
teoria de ensino e aprendizagem e representação do conhecimento, a estratégia tem a
finalidade a aquisição de níveis avançados do conhecimento. Os resultados apontam que a
ferramenta, possibilitou aos estudantes novas habilidades de busca e tratamento de
informação. Nesse sentido, esse recurso mostrou-se eficaz para despertar e estimular a buscar
de informações em diversas formas, desenvolvendo a flexibilidade cognitiva. Então,
certificou-se que a FlexQuest off-line é uma boa ferramenta para aquisição do conhecimento
em níveis avançados, pois desenvolve nos estudantes, as habilidades de aplicação do
conhecimento assimilado em diversos contextos. Sendo assim, inferirmos que a inserção da
estratégia FlexQuest off-line no ensino de Química, contribuiu no processo de ensinoaprendizado
de ácidos e bases. Pois, esta ferramenta possibilitou aos estudantes a
compreensão da temática de diversos ângulos, possibilitando uma visão holística-interativa
dos mesmos.
Descrição:
BATISTA, A. D. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: estudo de caso a partir da inserção de uma Flexquest off-line sobre ácidos e bases. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.