Este estudo objetivou Analisar um processo de aprendizagem sobre o conhecimento e
práticas do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A - PNVITA, com os
trabalhadores de Saúde que o operacionalizam nas Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Trata-se de um estudo transversal de caráter qualitativo desenvolvido no município de
Campina Grande - Paraíba, no período de 2013-2014. A amostra foi obtida através de um
sorteio aleatório de 16 trabalhadores que formaram duas Equipes de Saúde da Família, os
quais deveriam trabalhar com o PNVITA. Os dados gerados a partir das discussões na
técnica do Grupo Operativo foram analisados segundo o referencial de Pichon-Riviére e
após a leitura e interpretação do conteúdo das falas transcritas e observações realizadas
durante das reuniões dos Grupos, utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade
temática. Dentre as categorias analisadas, apresentaram destaque: limitação do
conhecimento sobre o PNVITA e a Deficiência de Vitamina A - DVA; desejo de adquirir
novos conhecimentos; desejo por mudança; quem precisa da Vitamina A; O governo
preconiza, mas não viabiliza. Ao analisar a técnica do cone invertido descrito por Pichon
Riviere, teve-se a presença dos sete indicadores descritos: afiliação, pertença, pertinência,
cooperação, comunicação, aprendizagem e tele. O estudo possibilitou aos participantes
estabelecer novos conceitos e construir o desejo de mudanças. Além de que a intervenção
foi efetiva evidenciada pela comparação do conhecimento dos sujeitos antes e após
participarem do estudo.
Descrição:
SILVA, J. F. da. Grupo operativo envolvendo trabalhadores de saúde do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.