Resumo:
Introdução A assistência ao recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
deve ser realizada de modo que o mesmo obtenha um prognóstico satisfatório, para isso é
necessário que a equipe esteja capacitada e disponha de materiais adequados pra promover
essa assistência. Objetivo geral Sendo assim, esse estudo teve como objetivo geral identificar
a atuação dos enfermeiros em relação ao uso do Cateter Central de Inserção Periférica e como
Objetivos específcos identificar a atuação dos profissionais que possuem capacitação para
inserção do PICC, quais os cuidados realizados com o cateter e qual a atitude dos mesmos
diante de complicações com o mesmo. Metodologia A pesquisa foi descritiva com uma
abordagem do tipo, qualitativa e para coleta dos dados foi utilizado como objeto um
questionário semi-estruturado com 11 questões subjetivas, sendo a entrevista gravada em
áudio, tornando assim fiel as respostas dos participantes. Resultados Dentre as categorias
apresentadas nos resultados obtidos destacou-se: a recompensa com o resultado do uso do
cateter, a satisfação profissional, a falta de capacitação de alguns participantes, o
favorecimento quanto à terapia de longa duração, o favorecimento da nutrição parenteral,
redução na frequência de punção e no risco de infecção. Foi observado como desvantagens a
falta do cateter na instituição e o alto custo dos mesmos. Conclusão Pôde-se observar com o
estudo que o PICC está sendo cada vez mais utilizado na UTI neonatal e que os profissionais
conhecem o cateter, no entanto, o conhecimento foi adquirido muitas vezes pela experiência
adquirida no decorrer do tempo de atuação na UTI neonatal e não pela busca do conhecimento
por meio de capacitação. Sendo este profissional de fundamental importância na assistência,
tendo em vista as habilidades técnicas que este profissional possui.
Descrição:
SILVA, J. B. de O. Atuação e atribuições do enfermeiro no uso do Cateter Central de Inserção Periférica. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.