dc.description.abstract |
A participação da sociedade no desenvolvimento de políticas públicas posiciona-se entre as
inquietações de governos e sociedades, onde as politicas públicas voltadas á educação
paulatinamente estão ocupando um espaço gradativo. Dentre as politicas públicas está a
Educação Integral, idealizada pelo Ministério da Educação, por meio das Secretarias de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e de Educação Básica (SEB),
em parceria com o FNDE. A Educação Integral tem sido um ideal presente na legislação
educacional brasileira e nas formulações de nossos educadores. Iniciativas diversas, em
diferentes momentos da vida pública do país, levaram esse ideal para perto das escolas,
implantando propostas e modelos de grande riqueza, mas ainda pontuais e esporádicos (Texto
Referencia para o Debate Nacional, 2009, p. 5). Influenciar o bom desenvolvimento em
políticas públicas também se tornou desígnio das escolas que devem oferecer subsídios que
estabeleçam a progressão em suas diversas formas de materialização dentre as quais se
enquadra o Programa Mais Educação implantado em escolas públicas oferecendo vários
macrocampos, dos quais foi elencado o esporte e lazer para o desdobramento desta pesquisa.
Ao voltar nossas atenções aos aspectos qualitativos, buscou-se reconhecer aspectos do perfil e
da atuação de monitores do macrocampo esporte e lazer no programa Mais Educação em
Ingá/PB, percebendo estes educadores sociais como um dos pontos fortes contribuintes para o
bom desenvolvimento do programa enquanto política pública voltada à qualificação
educacional. Para tanto, temos como objetivos específicos a identificação e análise de quem
são as pessoas que exercem a função de monitores, e por qual processo seletivo passaram,
assim como os aspectos relacionados à formação e à atuação de cada monitor, tais como, as
expectativas na área e os maiores desafios nas oficinas do macrocampo esporte e lazer a partir
de entrevista semiestruturada, realizada por meio de uma pesquisa de campo. Este estudo
firmou a concepção da necessidade do aprimoramento das discussões que norteiam a
Educação Integral possibilitando assim a efetividade de suas ações, pautando dentre outros
aspectos os déficits presentes na atuação de seus monitores ocasionados principalmente por
falta de elementos norteadores referentes ao processo ensino/aprendizagem, sendo notório a
valorização da prática sem cunho reflexivo. |
pt_BR |