Resumo:
Este trabalho tem por objetivo, compreender como o conteúdo “ginástica” vem sendo tratado nas escolas públicas de Campina Grande/PB. Para isso, detalhamos o percurso histórico da ginástica desde os primórdios ate o desenvolvimento em escolas de ginástica, sua chegada no Brasil e por ultimo o surgimento do Parkour.Entendo que este é um conteúdo historicamente construído pelo homem atentamos para a importância do trato do conteúdo ginástica na educação básica este estudo teve intuito verificar se a ginástica está presente no currículo das escolas publicas de Campina Grande, para isto utilizamos como instrumento de coleta de dados na um questionário avaliativo semi estruturado aplicados somente aos professores das escolas publicas do bairro das Malvinas: bairro mais populoso da cidade e o segundo mais populoso do estado. Observamos que os conteúdos mais ministrados estão sendo o esporte com ênfase do desempenho competitivo e a ginástica ainda no seu conceito de fortalecimento corporal, com vistas à promoção da saúde. Depois de verificarmos a situação do ensino da ginástica proporemos a utilização da pratica urbana parkour como forma de ensino da ginástica escolar, oferecendo aos professores mais uma ferramenta no ensino da educação física nas escolas de Campina Grande.
Descrição:
BARROS, M. V. de. O trato com o conteúdo ginástica nas escolas públicas de Campina Grande: o parkour como elemento articulador. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.