Resumo:
A educação inclusiva no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, mas ainda
encontramos uma grande dificuldade para integrar alunos surdos na rede regular de ensino,
seja ela particular ou pública. Essa dificuldade aumenta quando a disciplina a ser lecionada
relaciona-se a ciências de forma geral.
Neste Trabalho de Conclusão de Curso discutimos, tomando como exemplo o
fenômeno do arco-íris, como o conceito da refração da luz pode ser abordado e apresentado a
estudantes surdos em geral. É importante frisarmos que a aula foi ministrada totalmente em
libras, além de um vocabulário na LIBRAS mais técnico no campo da Óptica, promovendo a
interação desses alunos, parte colaboradora na execução deste trabalho, com esta área da
Física, favorecendo-os com uma interpretação didática do fenômeno do arco-íris. O objetivo
principal de nossa pesquisa é buscar compreender quais são as possíveis dificuldades
encontradas pelos alunos surdos em torno de conteúdos sobre Óptica, mas especificamente, o
fenômeno do arco-íris. Assim, fazer com que eles se interessem pelos estudos de temas
associados à ciência e tecnologia (neste caso, à Óptica) e, portanto, possam desenvolver suas
habilidades e desempenhar um papel social ativo atuando dentro da comunidade científica.
Descrição:
BEZERRA, M. J. R. Desvendando o arco-íris: A óptica na concepção de estudantes surdos. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.