UEPB - Repositório Digital

Matemática e tecnologia: Analisando a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Eduardo André dos
dc.date.accessioned 2016-01-15T15:18:17Z
dc.date.available 2016-01-15T15:18:17Z
dc.date.issued 2015-03-06
dc.identifier.other CDD 516. 06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8186
dc.description SANTOS, E. A. dos. Matemática e tecnologia: Analisando a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho acadêmico tem como temática o uso da tecnologia na matemática, como forma de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O mesmo se propõe a ressaltar a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial numa escola da rede estadual de ensino da cidade de Juarez Távora/PB. É imprescindível afirmar que a implantação da tecnologia trouxe para a sociedade, ao longo dos anos, várias mudanças e facilidades que foram, rápidas e expressivas, sendo aceitas, compreendidas e aprimoradas. Através dela o ser humano ganhou agilidade, conforto e eficiência em áreas como comunicação, atividades domésticas, entretenimento, indústria, negócios, enfim, em vários segmentos da sociedade, inclusive na área educacional, atingindo diretamente o processo de ensino e aprendizagem escolar. Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa descritiva e exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados. Utilizamos o questionário como instrumento para a coleta de dados. O estudo teve como campo investigativo uma turma do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, do município de Juarez Távora/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa, 32 alunos da turma do 2º Ano do Ensino Médio, no turno matutino e um professor de matemática da mesma instituição. Nesse estudo observamos que o software GeoGebra 3D contribuiu de forma bastante significativa na melhoria do ensino da Geometria Espacial, principalmente no que se refere a visualização das propriedades dos sólidos. Esperamos que este trabalho possa estimular novos estudos e provocar inquietações sobre a utilização do software trabalhado e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject GeoGebra 3D pt_BR
dc.subject Geometria espacial pt_BR
dc.title Matemática e tecnologia: Analisando a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta