dc.description.abstract |
O presente trabalho acadêmico tem como temática o uso da tecnologia na matemática, como
forma de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O mesmo se propõe a
ressaltar a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem
da Geometria Espacial numa escola da rede estadual de ensino da cidade de Juarez
Távora/PB. É imprescindível afirmar que a implantação da tecnologia trouxe para a
sociedade, ao longo dos anos, várias mudanças e facilidades que foram, rápidas e expressivas,
sendo aceitas, compreendidas e aprimoradas. Através dela o ser humano ganhou agilidade,
conforto e eficiência em áreas como comunicação, atividades domésticas, entretenimento,
indústria, negócios, enfim, em vários segmentos da sociedade, inclusive na área educacional,
atingindo diretamente o processo de ensino e aprendizagem escolar. Metodologicamente,
optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa descritiva e
exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados.
Utilizamos o questionário como instrumento para a coleta de dados. O estudo teve como
campo investigativo uma turma do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Dom Adauto, do município de Juarez Távora/PB. Participaram como sujeitos da
pesquisa, 32 alunos da turma do 2º Ano do Ensino Médio, no turno matutino e um professor
de matemática da mesma instituição. Nesse estudo observamos que o software GeoGebra 3D
contribuiu de forma bastante significativa na melhoria do ensino da Geometria Espacial,
principalmente no que se refere a visualização das propriedades dos sólidos. Esperamos que
este trabalho possa estimular novos estudos e provocar inquietações sobre a utilização do
software trabalhado e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |