Resumo:
Com os incessantes avanços da tecnologia se faz necessário, nos dias atuais, o uso
de novos combustíveis que polua menos o meio ambiente melhorando as condições
de sobrevivência. É o caso dos biocombustíveis que são fontes de energias
renováveis derivados de materiais agrícolas. Os combustíveis fósseis são
substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono e são
originados pela decomposição da matéria orgânica através de um processo que leva
milhões de ano. O presente estudo tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos
alunos sobre biodieseis de uma escola pública do Munícipio de Riachão de
Bacamarte-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualiquantitativa.
Para isso foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos de
biodieseis, tais como: mamona, milho, pinhão manso, girassol, soja e canola. Em
seguida foi ministrada uma aula expositiva para esclarecer sobre os tipos de
combustíveis, a sua importância para o meio ambiente. Como instrumento de coleta
de dados, aplicou-se um questionário com 15 alunos para avaliação da proposta
didática. Os resultados apontaram que os alunos apresentavam conhecimentos
prévios sobre o tema em estudo, o que facilitou o desenvolvimento da proposta.
Além disso, as grandes maiorias dos alunos compreenderam a função de um
biocombustível, diferenciando um combustível renovável de um não renovável e
descrevendo qual o menos poluente para o meio ambiente.
Descrição:
GOMES, E. M. Comparação de algumas propriedades físico-química de biodieseis e discussão junto aos alunos de uma escola pública de Riachão do Bacamarte – PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.