Resumo:
O presente estudo teve por objetivo promover uma revisão de literatura acerca do
conhecimento sobre o marketing odontológico e como o mesmo pode ser utilizado
como ferramenta para a fidelização de clientes, abordando sua teoria e prática. O
cenário odontológico brasileiro voltado para o mercado de trabalho, tem se mostrado
complexo, com um alto número de profissionais e sua concentração nos grandes
centros. Dentre as técnicas para superar os desafios do mercado e atingir o sucesso
profissional, o Cirurgião-Dentista (CD) possui as estratégias do marketing. A ciência
mercadológica aumenta a atuação no mercado de trabalho do cirurgião dentista, em
busca de melhores resultados oferecendo serviços de qualidade, objetivando a
satisfação de clientes e retenção ao longo do tempo. A estratégia mais efetiva para a
retenção do público-alvo é o desenvolvimento do Mix de Marketing, que compreende
produto,preço,comunicação e a localidade do empreendimento. Assim, a arte de
encantar clientes movimentará as ações da clínica de sucesso e será responsável
pela determinação das características do serviço a ser oferecido. Desta forma o
Marketing na área odontológica é essencial para quem deseja se manter no
mercado de trabalho competitivo. Não se resume, somente, a propagandas
externas, mas também, à imagem do dentista, do consultório, as relações
estabelecidas com funcionários, clientes e outros profissionais. Toda a empresa que
deseja uma diferenciação, sobrevivência e lucratividade no mercado deve ser
orientada para o marketing, sendo a ética um fator determinante para a boa conduta
de quem o pratica.
Descrição:
PEREIRA, T. M. Marketing odontológico e a fidelização do cliente: Teoria e aplicabilidade. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.