Resumo:
O presente trabalho analisa o processo de alfabetização científica desenvolvido pelas Ciências
Naturais, especificamente em relação à percepção de estudantes do último ano do Ensino
Fundamental, no tocante aos conceitos reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. A
pesquisa, fundada numa abordagem de natureza quantitativa, tomou como referencial teórico
o conceito amplo de alfabetização científica trabalhado principalmente por Delizóicov e
Chassot agregando, todavia, outros autores que analisam mais detidamente os conceitos
objetos da análise realizada. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário
semiestruturado aos estudantes de duas escolas públicas do município de Boqueirão (PB),
cujo direcionamento das questões, num primeiro momento, visou traçar um perfil quantitativo
do público alvo para, em seguida, abordar questões contempladas no processo de
alfabetização científica. O panorama caracterizado reitera a necessidade de adoção de
estratégias para contextualizar os conteúdos de ciências, bem como revela que os estudantes
se mostram inteirados com as questões socioambientais, nas quais, a formação e o
comprometimento docente são essenciais para assegurar a melhoria da qualidade de vida.
Descrição:
SANTOS, R. M dos. Alfabetização científica: percepção conceitual nos anos finais do ensino fundamental no município de Boqueirão (PB). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.