Resumo:
O presente trabalho é resultado das vivências profissionais ao longo da carreira docente.
Essas experiências proporcionaram a presente pesquisa, que vai partir das situações
vivenciadas no projeto Gestar (programa semi presencial orientado para a formação de
professores, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem), o qual utiliza
situações do cotidiano, fazendo uma interligação com os conceitos matemáticos.
Através dos questionamentos dos discentes foi desenvolvida a problemática das
situações do cotidiano potencializarem o ensino da Matemática em sala de aula, depois
da aplicação das oficinas em sala de aula. Para melhor delimitar o trabalho foram
desenvolvidos objetivos para contribuir com esta pesquisa, a exemplo de analisar o
ensino da Matemática nas escolas e como os alunos utilizam a mesma no seu dia-a-dia,
tendo-se que especificar situações diárias em que a Matemática é utilizada, enumerando
essas situações que forem usadas, identificar estratégias para tornar a Matemática
próxima dos alunos. A escolha deste tema justifica-se pelas vivências profissionais,
como saber o porquê dos alunos terem tanta dificuldade em aprender Matemática,
principalmente aquela que é exposta em sala de aula por meio de aulas previamente
planejadas nos encontros semipresenciais, com o objetivo de aplicar os conteúdos
usando situações do cotidiano que envolvam os números decimais e situações diárias,
sendo necessário, através dessas aulas, fazerem-se observações com o propósito de
melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Através da aplicação de tais conteúdos
perceber se os objetivos foram alcançados depois de ter introduzido o programa Gestar
em suas aulas de matemática. Portanto, perceber se a Matemática que utilizamos em
sala de aula pode ser aplicada no cotidiano dos alunos de forma interligada com os
conteúdos obrigatórios. Os educadores precisam buscar meios para poderem usar as
situações do cotidiano dos alunos com ênfase nas escolas podendo assim termos
melhores índices de aprendizado no ensino da Matemática.
Descrição:
PEREIRA, I. V. O ensino da matemática nas escolas e sua aplicabilidade no cotidiano. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.