Resumo:
Com este trabalho procurou-se trabalhar com uma metodologia diferente com o
objetivo de melhorar o aprendizado das operações básicas da matemática dos
alunos do ensino fundamental através do material de Montessori. Inicialmente viu-se
a parte histórica dos números, assim como formas de números escritas pelos
antigos; visto que os mesmos são pouco apresentados em sala de aula. Apresentou se
então o conteúdo utilizado neste trabalho,ou seja:“Números Decimais”;visto que os mesmos causam grandes dificuldades, uma vez que no início do aprendizado as
dúvidas são retiradas muitas vezes insuficientes, devido metodologias básicas, fato
este que tem implicações até na vida adulta dos alunos no seu lado profissional.
Para auxiliar neste trabalho citou-se aqui uma perda bastante importante de
conhecimento e que foi resgatada e reformada por Maria de Montessori através de
sua inteligência; utilizando duas profissões contrarias a que ela se dispôs a trabalhar
com seu material didático diferencial de ensino aprendizado essencialmente para
crianças portadoras de necessidades especiais. Para levar este material para sala
de aula procurou-se antes detectar as deficiências básicas, na época no estágio em
sala de aula, de forma a serem observadas as maiores deficiências dos alunos.
Através dos exercícios foram observadas as deficiências e concluiu-se que, com o
material de Montessori que é um método básico e ótimo de trabalhar mostrando
praticamente as classes das unidades: centenas, dezenas e outras formas. Fato
este que fará com que o aluno venha a analisar, interpretar, formular e resolver
problemas compreendendo a utilização deste conteúdo matemático através do seu
cotidiano.
Descrição:
SILVA, F. de S. Números decimais. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.