Resumo:
O presente trabalho é uma revisão teórica, que tem como principal objetivo incentivar o uso da
Astronomia como forma motivadora para o ensino das cônicas, mais especificamente o ensino
da elipse. A primeira parte do trabalho traz a evolução histórica da concepção do homem quanto
à estrutura do universo, do modelo geocêntrico ao heliocêntrico, fazendo uma análise
observacional dos deslocamentos dos corpos celestes. Mostramos a contribuição de vários
pensadores como: Aristóteles, Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Tycho Brahe e Johannes
Kepler. Este último, Johannes Kepler chega à conclusão que dá suporte ao nosso estudo, a qual
ficou conhecida como a sua primeira lei. Nela, ele considera que a órbita que os planetas
descrevem em torno do Sol tem a forma de uma elipse, e não de um círculo, como acreditava se
até a época. Baseado então na dedução de Kepler, na última parte do trabalho temos as
equações modernas da elipse e suas respectivas demonstrações.
Descrição:
LIMA, D. P. O uso da História da Astronomia no ensino de Geometria: A Primeira Lei de Kepler e a elipse. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.