Resumo:
Nosso estudo aborda o avanço das novas tecnologias, em especial, o uso da Música
(desenvolvidas com fins educacionais ou não) como alternativas didático-pedagógicas na
sala de aula. Para tal fim, recorremos a um acervo bibliográfico e também procedemos de
forma que os estudos realizados servissem de sinalização. Nesse sentido, observa-se que
a Matemática, a Música, o Monocórdio, o violão e o diálogo formam um conjunto harmônico
necessário para as exigências da modernidade. São considerados os recursos históricos
para a introdução do ensino das Frações. Finalmente, tecemos algumas considerações
finais sobre a importância, e até a necessidade, de utilizar essa mídia na sala de aula,
melhorando, assim, o ensino de matemática.
Descrição:
SILVA, G. R. da.
A matemática e a música: uma introdução ao
ensino das frações.
2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.