Resumo:
A ligação com a geometria e o origami é evidente ou explícita. Como o origami
é a arte das dobraduras, e mesmo que os vínculos sejam simples, ao
dobrarmos a folha e fazermos as devidas observações, verificaremos logo um
modelo. Com esse trabalho de conclusão de curso o nosso objetivo foi
apresentar dentro do Programa Projovem adolescente do município Remígio
uma oficina de origami, que contribuiu para introduzir de forma inovadora
elementos fundamentais para o aprendizado da geometria. Pois, a geometria
está presente não só na arte do origami como na vida cotidiana das pessoas. A
oficina do origami foi executada durante oito meses. Os encontros foram
realizados quinzenalmente durante o ano de 2011, totalizando assim 16
encontros, cada um com uma hora-aula de duração, ou seja, uma hora e trinta
minutos. De acordo com o nível de dificuldade do uso do origami dividimos a
oficina em cinco momentos, sendo o último momento a exposição dos
trabalhos pelos estudantes. A abstração que requer o estudo da geometria foi
amenizada pela oficina do origami, pois os estudantes superaram as suas
dificuldades e despertaram para os conteúdos abordados, como figuras
geométricas, ângulos, medidas, escalas etc. Dessa forma, percebemos que a
oficina do origami, provocou o interesse pela arte das dobraduras. Acreditamos
que a maneira lúdica do uso do origami associado ao ensino da geometria
contribui para que o aprendizado se tornasse um momento rico, em que a
participação e a criatividade dos estudantes foram essenciais.
Descrição:
VIEIRA, M. F.
A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.