Resumo:
O uso da calculadora cientifica contribui de maneira significativa no ensino e aprendizagem da
Matemática. No entanto, percebemos que o uso dessa ferramenta ainda é insignificante diante de
seus diversos recursos, limitando o conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem. Esta
pesquisa tem como objetivo geral escrever como os alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino
Médio utilizam a Calculadora Científica e conteúdos do Ensino Médio para formular problemas e,
como objetivos específicos, utilizar a Calculadora Científica para formular problemas matemáticos,
identificar os conteúdos do Ensino Médio que os alunos utilizam na formulação dos problemas
matemáticos, contribuir, através das atividades e tarefas propostas para os alunos refletirem sobre a
utilização das calculadoras científicas nas aulas de Matemática epropiciar o trabalho em grupo para
contribuir com a comunicação oral entre os alunos. A pesquisa de campo foi realizada em uma
Escola Publica Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Gado Bravo. No período de
setembro a dezembro de 2013. Os resultados indicam a falta do conhecimento da ferramenta e a
possibilidade de avanço e relação ao seu uso na formulação e resolução de problemas.
Descrição:
LINS, E. B. A calculadora científica no Ensino Médio: Concepções, formulação de problemas matemáticos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.